Vereadores aprovam requerimentos com foco em saúde, trânsito, identificação dos nomes das ruas e direitos dos servidores

8

  A Câmara Municipal de São Lourenço aprovou uma série de requerimentos apresentados pelos parlamentares, com pedidos de informações e questionamentos sobre providências a serem tomadas pelo Poder Executivo em relação a temas diversos que impactam diretamente a população, como saúde, trânsito, revitalização e colocação das placas com nomes das vidas e direitos dos servidores públicos municipais.

  O vereador Marcelo Ribeiro de Oliveira (PSDB) apresentou o Requerimento nº 48/2025, reiterando questionamentos à Prefeitura sobre a instalação e manutenção das placas com nomenclatura de ruas, bem como a possibilidade de inclusão de QR Codes com informações biográficas das pessoas que dão nome às vias. Marcelo destaca que esta é a quinta vez que o tema é levantado.

   Em seguida, Mariane Papini (PP), por meio do Requerimento nº 50/2025, solicitou informações sobre o funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), como capacidade de atendimento, andamento da fila de espera, montante de recursos destinados ao serviço e previsão de ampliação. A vereadora  justificou o pedido com base em relatos de munícipes que enfrentam dificuldades no acesso à saúde mental.

    A vereadora Daniela Amaral Bacha (PDT) apresentou dois requerimentos. O primeiro, de nº 52/2025, questiona a estrutura da sala de atendimento ginecológico da Policlínica Municipal. Segundo ela, há relatos de falta de privacidade. Já no outro documento, a parlamentar pergunta se houve interrupção dos plantões noturnos nas UBSs, questionando os motivos da suspensão, se houver, e pedindo informações sobre a possibilidade de retomada do serviço.

   O vereador Elton Alves Tavares (PSD), por sua vez, apresentou o Requerimento nº 54/2025, solicitando estudos sobre a possibilidade de concessão de adicional de periculosidade aos Auxiliares de Gestão do Cadastro Único, que atuam em áreas vulneráveis e expostos a riscos em suas atividades de campo.

    Josafazinho Rodrigues (PP) foi autor do Requerimento nº 55/2025, por meio do qual cobrou do Executivo informações sobre a situação do trânsito na cidade. O documento aborda temas como acidentes com motocicletas, estudos sobre velocidade média dos veículos, viabilidade de radares ou redutores de velocidade, infrações recorrentes e a possibilidade de implantação de semáforos inteligentes.

  Todos os requerimentos foram discutidos e aprovados por unanimidade em Plenário. A Prefeitura de São Lourenço tem o prazo de quinze dias para enviar as respostas à Câmara, as quais são lidas durante sessão ordinária.