Na sessão desta segunda-feira (28/04), os vereadores de São Lourenço apresentaram uma série de indicações ao Executivo Municipal, buscando melhorias na infraestrutura urbana, mobilidade, limpeza pública e segurança viária da cidade.
Recuperação e manutenção de vias
Ricardo Luiz Nogueira (PSDB) solicitou ao SAAE reparos no pavimento da Rua Leônidas de Barros, no bairro Serra Azul, em frente ao número 136, onde, segundo ele, o afundamento dos bloquetes compromete a trafegabilidade. O vereador também pediu a instalação de uma lixeira pública na Rua José Simeão Dutra, na altura do número 561.
Já Marcelo Ribeiro de Oliveira (PSDB) indicou a necessidade de reparo completo do calçamento da Rua Salomão Chaib, no bairro Federal, destacando o risco de acidentes. Ele também propôs a instalação de redutores de velocidade na Rua Firmino Ribeiro, entrada do Jardim São Lourenço, focando nos veículos que acessam a via pelo anel rodoviário.
O parlamentar Elton Alves Tavares (PSD) apresentou duas indicações para manutenção de calçamento. A primeira delas foi para a Rua Santo Eloi, no bairro Nossa Senhora de Fátima. A outra, para a Rua Antonio Severo Mendes, no Residencial Rio Verde. De acordo com o vereador, é necessário corrigir deformações que afetam a segurança de pedestres e motoristas.
O vereador Luiz Antônio de Almeida (PSDB) solicitou o cascalhamento da Via Silvestre Ferraz, estrada do aterro. Ele ressaltou o mau estado de conservação da via, que é importante para o acesso de moradores da região.
Organização e segurança do trânsito
Mariane Silva Papini (PP) sugeriu a realização de um estudo para permitir o estacionamento apenas de um lado da Rua Heitor Modesto, no bairro Estação, entre os números 270 e 413. O objetivo é melhorar a fluidez do trânsito e a segurança, especialmente nos horários de entrada e saída da Escola Municipal Coronel Manoel Dias Ferraz.
O vereador Luiz Antônio de Almeida propôs a instalação de placas de “Proibido Trânsito de Bicicletas” nas áreas centrais e principais vias dos bairros, para proteger pedestres e organizar melhor a circulação.
Herbert Santo de Lima (PV) indicou a instalação de redutores de velocidade, radares ou outros dispositivos de fiscalização na Rua José Simeão Dutra. De acordo com ele, são frequentes os casos de excesso de velocidade e acidentes no local.
Meio ambiente e limpeza urbana
A vereadora Daniela Aparecida Amaral Bacha (PDT) solicitou a instalação de uma lixeira pública na Rua Antônio Cordeiro Júnior, no bairro Vila Carneiro, para atender demandas de moradores que enfrentam problemas com o descarte de resíduos.
O vereador Paulo Geovani Silva de Almeida (PSB) sugeriu a instalação de lixeiras do tipo contêiner em três locais: na Rua Izabel Cristina Sebastião, na Rua José Simeão Dutra (em frente à Piscina Municipal) e na frente da Quadra Municipal, no bairro Nossa Senhora de Lourdes (Biquinha).
O vereador Josafazinho Rodrigues (PP) indicou a necessidade urgente de limpeza e capina da área verde da Alameda Joaquim de Matos, no bairro Santa Mônica, em resposta às reclamações de moradores sobre o surgimento de animais nas casas próximas.
Fortalecimento da fiscalização ambiental
Por fim, o vereador Herbert Santo de Lima também propôs a ampliação dos canais de denúncias ambientais na cidade, sugerindo a criação de atendimento telefônico, prazos mínimos de resposta e divulgação ampla dos canais disponíveis. O objetivo é facilitar o acesso da população ao serviço e aumentar a eficiência no combate a irregularidades ambientais.