Transporte público é assunto de requerimentos na Câmara: veja também as indicações

434
Plenário JK

  A Câmara aprovou na sessão desta segunda-feira o requerimento 39/2025, que traz questionamentos sobre a oferta de transporte pela Administração Municipal aos jovens de São Lourenço que estudam no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – Campus Carmo de Minas. A autoria do documento é de Daniela Aparecida  Amaral  Bacha (PDT).

  A vereadora questiona se o serviço já foi oferecido pelo município no passado e, em caso positivo, como era o funcionamento. Ela também pergunta se há alguma previsão para disponibilizar o transporte ou impedimento legal. Daniela ainda pede informações sobre possíveis alternativas que minimizem as dificuldades de mobilidade dos jovens.

  O transporte público também foi o tema de outro requerimento aprovado por unanimidade na sessão. O documento foi assinado por Paulo Geovani Silva de Almeida (PSB), com apoio de Elton Tavares (PSD). Nele os vereadores solicitam informações sobre as linhas de ônibus que atendem os bairros de São Lourenço – com itinerários e horários.

  Elton e Paulo Geovani ainda questionam os possíveis atrasos em horários de pico, a superlotação e se as paradas estão sendo realizadas em todos os pontos do itinerário. Outras perguntas são em relação à falta de cobertura ou proteção para as intempéries climáticas.

Indicações

  Os vereadores também fizeram indicações ao Poder Executivo. Patrícia Lessa (PSB) pediu para que o SAAE verifique a possibilidade de manter um bebedouro no estacionamento do Parque das Águas. Marcelo Ribeiro  de  Oliveira (PSDB)  assinou dois documentos. Em um deles solicitou um estudo para aliviar o trânsito no cruzamento da Rua Isidoro Machado, no bairro Vila  Nova,  com  a  Rua  Ariosto  Francia,  no bairro  Sonda,  com a possível colocação de faixas elevadas próximas ao local e melhoria de sinalização.  No outro texto, o parlamentar demandou a reparação  no  calçamento  da  Rua  João  Ayres  Filho, na esquina  com  a  Rua  Albano  Magalhães, também no bairro Vila Nova. Segundo ele, há bloquetes  soltos  e vazamento de água.

  Mariane Papini (PP) pediu a aquisição e instalação de lixeiras tipo contêiner  nos bairros  de  São  Lourenço  para  facilitar  o manuseio dos resíduos e a limpeza das ruas. A vereadora também solicitou a liberação do consumo da merenda para os profissionais de educação nas escolas da rede municipal de ensino.

  Josafazinho Rodrigues (PP) pediu a instalação de cobertura na área externa da Unidade Básica de Saúde da Vila Carneiro para proteção contra a exposição direta ao sol, frio e chuva. Herbert Santo de Lima (PV) solicitou a melhoria da gestão do descarte de móveis e outros resíduos volumosos em São Lourenço, diante dos relatos da população sobre o abandono irregular desses materiais em vias públicas, terrenos baldios e áreas verdes da cidade, com divulgação do serviço já oferecido pelo SAAE e programas de conscientização.

  Elton Tavares solicitou que a Prefeitura avalie realizar obras de extensão  da  rede  pluvial e  implantação  de  bocas  de lobo  na  Rua  São José, no bairro Carioca. O vereador também fez outra indicação, pedindo um estudo  de  engenharia  de  trânsito  a  fim  de  verificar  a  viabilidade  da  implantação  de  rotatória e/ou  outra  medida  pertinente  para  ordenação  do  trânsito  no  cruzamento  das  ruas Madame Schimidt, Senador Soares dos Santos, Paul Harris e Artur Gurgulino de Souza, no bairro Nossa Senhora de Fátima.