Início Agnelo Sebastião Lima Silveira População pode opinar sobre os gastos do município

População pode opinar sobre os gastos do município

401

Foto aérea da cidade de São Lourenço

Como deve ser gasto o dinheiro público municipal em 2023? A população de São Lourenço já pode responder a essa pergunta no site da Câmara, onde está disponibilizado um formulário para colher as sugestões sobre o assunto. Antes de opinar, o cidadão tem a opção de acessar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias na íntegra, que foi enviado pela Prefeitura há cerca de um mês. Basta acessar este link: https://www.camarasl.mg.gov.br/v1/audiencia-publica-23062022/

A LDO orienta a aplicação dos recursos públicos para o ano seguinte. O projeto é enviado todos os anos pelo Poder Executivo e votado pelo Legislativo, que pode fazer modificações no texto inicial, o mesmo que está no site para consulta. Após a aprovação, ele serve como base para a elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual), que traz todo o detalhamento dos valores de acordo com a previsão da receita municipal.

Todas as sugestões da população –  que podem ser desde a o calçamento de ruas e a construção de praças em bairros específicos até a reforma de escolas, creches ou postos de saúde – serão reunidas em um documento e entregues para a análise da Secretaria Jurídica e da Comissão de Finanças e Orçamento, que fará a leitura do texto durante a audiência pública da LDO, marcada para o dia 23 de junho, às 17h.

As sugestões recebidas por meio do formulário online podem ser incluídas por meio de emendas no projeto da LDO, o qual deve ser votado pelo Plenário até o dia 15 de julho.

Audiência Pública

A população também pode opinar de forma presencial durante o evento, já que os microfones estarão abertos. A audiência vai ser conduzida pelo presidente da  Comissão de Finanças e Orçamento, João Ricardo Bolzoni Ilha (PTB), e demais membros da pasta, Agnelo Silveira (DEM) e Cristiano Valério (PTB). Após a abertura, além da leitura das sugestões recebidas pelo formulário online, haverá a apresentação do projeto original da LDO e das emendas propostas pelos vereadores até o momento.