Início Notícias Câmara é palco de gincana sobre a Constituição Federal

Câmara é palco de gincana sobre a Constituição Federal

553

Quatorze alunos de sete instituições de ensino da cidade testaram seus conhecimentos sobre a nossa Constituição Federal na tarde desta quarta-feira (80/11). A Câmara foi o palco da 4ª Gincana do Saber Mirim Municipal, promovida pela Escola do Legislativo Mário Calvão da Silveira. João Tibúrcio e Fernando Baltar, do Colégio COC, foram a dupla vencedora. Eles responderam todas as questões corretamente e representarão São Lourenço na etapa regional desse divertido jogo, que acontecerá em Maria da Fé, entre os dias 23 de novembro e 08 de dezembro.

Participaram da Gincana, além do COC, a Escola Municipal Emílio Ábdon Póvoa, que conquistou o segundo lugar com Italo Reis Ribeiro de Paiva e Isabele Pereira de Farias; o Colégio Dom Ferraz, que subiu no pódio na terceira colocação, representado por Ana Beatriz Lassance Barreto e Isaque Luiz Guerra da Silva; a Escola Municipal Manoel Monteiro; por meio da dupla Feliphe Gabriel Rodrigues da Silva e Flora Letícia Lemos Costa; a Escola Estadual Professor Antônio Magalhães Alves, cujo nome foi levado à competição pelas alunas Maria Eduarda Antunes de Melo e Luíza Vitória Fernandes Marciano; a Escola Estadual Professor Mário Junqueira Ferraz, com Maria Eduarda Miguel de Oliveira e Alany Melissa Miguel de Oliveira; e o Colégio Alere, com Camila Miranda Silva e Milena de Oliveira Alexandrino. As instituições de ensino trouxeram outros estudantes para torcerem pelos colegas.

O objetivo da Gincana do Saber é inserir o ensino da cidadania e do direito constitucional no cotidiano de crianças e adolescentes, incentivando-os a se interessarem pelo assunto e formando adultos conscientes, de forma a reconhecer o aprendizado como o troféu mais valioso. Por esse motivo, os estudantes que participaram da competição frequentaram oficinas semanais coordenadas pela Escola do Legislativo de São Lourenço e todos eles receberam um leitor de livros digitais como premiação.

Todas as perguntas foram retiradas da Constituição em Miúdos, obra que explica sobre as leis brasileiras com uma narrativa própria para a faixa etária de 11 a 14 anos. O livro, da autora Madu Macedo, foi lançado pela Câmara Municipal de Pouso Alegre, em parceria com o Senado Federal.

A Gincana

Foram feitas dez perguntas na primeira rodada. O COC se classificou ao responder todas corretamente. A Escola Emílio Ábdon Póvoa e o Colégio Dom Ferraz ficaram empatados com apenas um erro cada e disputaram a segunda colocação no turno extra. Eles tiveram que solucionar cinco questões com maior nível de dificuldade.

A duplas de ambas as instituições de ensino acertaram as quatro perguntas. O desempate se deu apenas na última, com a Escola Emílio Ábdon Póvoa garantindo a segunda colocação e a suplência na Etapa Regional da Gincana do Saber. Todas as questões foram de múltipla escolha, com três alternativas, e o tempo para mostrar a resposta foi fixado em 15 segundos.