Câmara cria Semana de Conscientização e Orientação sobre Saúde Mental

15ª Sessão Ordinária

Os vereadores de São Lourenço aprovaram por unanimidade a instituição da Semana Municipal de Conscientização e Orientação sobre a Importância da Saúde Mental. O projeto é de autoria de Cristiano Valério (PSDB) e foi apreciado na 15ª sessão ordinária, realizada nesta segunda-feira (27/05).

“A importância da saúde mental é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e está refletida na definição de saúde como sendo não apenas a ausência de doença ou enfermidade, mas como um estado de completo bem estar físico, mental e social”, destacou Cristiano Valério.

Segundo o projeto, o período de conscientização compreenderá a terceira semana do mês de maio, todos os anos, integrando o calendário oficial municipal. A campanha tem como objetivos sensibilizar a comunidade são-lourenciana quanto à discriminação sofrida pelas pessoas que têm algum problema relacionado à saúde mental; promover palestras com profissionais qualificados; prevenir e orientar quanto à busca do tratamento adequado.

A medida determina que as atividades da semana municipal de conscientização e importância da saúde mental tenham uma abordagem educativa, com foco no esclarecimento sobre o assunto e a prevenção.  O projeto segue para a sanção do prefeito Walter José Lessa.

“Focar na prevenção e tratamento adequados de certos transtornos mentais podem reduzir os índices de suicídio, sejam com intervenções orientadas para indivíduos, famílias, em escolas ou outros setores da comunidade em geral”, completa o vereador Cristiano.