Início Notícias Título de Cidadão será entregue ao Chefe de Instrução do TG, 1º...

Título de Cidadão será entregue ao Chefe de Instrução do TG, 1º Sargento Alcântara

1997

1º Sargento Alcântara é Instrutor do TG no biênio 2022-2023. Foto: Davi Amorim.

A Câmara entregará nesta sexta-feira (17/11), às 20h, o Título de Cidadão Honorário de São Lourenço ao Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 04-024, 1º Sargento João Paulo de Alcântara Almeida. A sessão solene será realizada na sede da Casa Legislativa (Alameda Dr. Gabriel Avair, 58). A homenagem foi proposta pelo vereador João Ricardo Bolzoni Ilha (PTB), por meio do Decreto 354/2023, aprovado por unanimidade em sessão ordinária.

De acordo com a justificativa do texto, o homenageado nasceu em Lima Duarte, em 13 de julho de 1981. É casado e tem dois filhos. Após realizar o Estágio de Capacitação de Chefes de Instrução de Tiros de Guerra pela 4ª Região Militar, em Belo Horizonte, o 1º Sargento foi nomeado para comandar o órgão de formação de reservistas de São Lourenço entre 2022 e 2023.

Ainda segundo o documento, o início na carreira militar se deu em 2003, quando ele ingressou na Escola de Sargento das Armas de Três Corações. No ano seguinte, foi designado para o 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado, unidade do Exército situada na linha de fronteira do Brasil com o Uruguai, onde trabalhou na defesa do território nacional. O 1º Sargento também serviu em Roraima, próximo à Venezuela, realizando estágios de adaptação à selva, piloto de embarcação, sniper militar e adestramento de cães de guerra, além do curso de Guia Aéreo Avançado pela Força Área Brasileira.

“Participou de inúmeras missões reais nas regiões de selva densa e de cerrado em todo o estado de Roraima e parte do estado do Amazonas nas fronteiras do Brasil com Guiana, Venezuela, Colômbia e Peru, onde o vasto e desabitado território precisa ser constantemente patrulhado e vigiado para garantir a soberania da maior concentração de riquezas naturais do Brasil”, ressalta um trecho do texto.

Ainda segundo a justificativa apresentado pelo vereador João Ricardo, em 2008, o homenageado foi designado para comandar o 3º Grupo de Combate para uma missão de paz no Haiti, durante guerra civil no país. Por mais de seis meses, liderou 11 militares e dividiu com outros cinco sargentos um contêiner alojamento de 15 metros quadrados na Base General Bacellar, nos arredores da capital Porto Príncipe. Ele recebeu a Medalha Nações Unidas da ONU pelo sucesso no cumprimento de seu dever.

O 1º Sargento Alcântara retornou para o Brasil em 2009 e serviu nas regiões de fronteira com o Paraguai e a Argentina, além de vários outros locais, antes de se mudar para São Lourenço. Ao longo de 20 anos de serviços prestados no Exército Brasileiro, recebeu outras medalhas, como a Militar de Bronoze; as de Corpo de Tropa com passadores de bronze e prata; e a de Serviço Amazônio com passador de bronze.