A Gincana do Saber é um divertido jogo de perguntas e respostas voltado a estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) regularmente matriculados nas redes pública e privada. A competição testa os conhecimentos dos alunos sobre a Constituição Federal de uma forma leve e descontraída, valorizando o conhecimento adquirido como o troféu mais valioso.
Todas as perguntas feitas durante a Gincana do Saber são tiradas da “Constituição em Miúdos”, que explica sobre as leis brasileiras com uma abordagem nada burocrática e de fácil compreensão, por meio de uma narrativa própria para a faixa etária de 11 a 14 anos. O livro, da autora Madu Macedo, foi lançado pela Câmara Municipal de Pouso Alegre, em parceria com o Senado Federal. A obra é atualizada todos os anos.
O objetivo do projeto é inserir o ensino da política e do direito constitucional no cotidiano de crianças e adolescentes, incentivando-os a se interessarem pelo assunto e formando cidadãos conscientes e participativos. Por esse motivo, os estudantes que participam da Gincana do Saber frequentam oficinas semanais coordenadas pela Escola do Legislativo de São Lourenço e por um professor (a) orientador (a), o qual ministra as aulas sobre a “Constituição em Miúdos”.
A Gincana do Saber ocorre em duas etapas. A primeira delas é a Municipal, em que cada escola pode indicar dois alunos, de acordo com os critérios próprios adotados, para representar a instituição. A dupla vencedora segue para a Regional, mas dessa vez levando o nome da cidade de São Lourenço.
A Gincana Regional conta com a presença de cerca de 20 municípios do Sul de Minas. Na fase classificatória, os estudantes são divididos em chaves, por meio de sorteio. A dupla que conquistar o primeiro lugar em cada grupo segue direto para a final, quando as perguntas têm seu nível de dificuldade aumentado. Essa última etapa ocorre em um só dia, com equipes de aproximadamente seis cidades diferentes.
Em 2021, São Lourenço venceu a Gincana Regional do Saber, que foi realizada em Paraguaçu. O nosso município foi representado pelas estudantes Laura Penna e Sofia Pacheco, que então cursavam, respectivamente, o 8⁰ e o 9⁰ ano no Colégio Dom Ferraz.