Início Escola do Legislativo Vereadores Mirins de São Lourenço tomam posse no aniversário da cidade

Vereadores Mirins de São Lourenço tomam posse no aniversário da cidade

192

Vereadores mirins eleitos aguardam entrega dos diplomas.

          A comemoração do aniversário de São Lourenço, que completou 98 anos de emancipação política-administrativa nesta terça-feira (01º/04), foi marcada pela posse da Câmara Mirim. Desenvolvida pela Escola do Legislativo, a iniciativa é voltada a alunos do Ensino Fundamental Anos Finais (6º a 9º), que atuam como vereadores. De forma democrática, os jovens realizam reuniões análogas às sessões ordinárias, levantam demandas do munícipio, buscam soluções para os problemas identificados e enviam solicitações ao Poder Público.

            Os vereadores mirins receberam os diplomas de posse das mãos da Juíza Cecília Natsuko Miahira Goya; do Prefeito de São Lourenço, Walter José Lessa; do Vice-prefeito, Agilsander Rodrigues da Silva; do Presidente da Câmara Municipal, vereador Waldinei Alves Ferreira; da Presidente da Escola do Legislativo, vereadora Mariane Papini e dos vereadores Herbert Santo de Lima, Luiz Antônio de Almeida e Paulo Geovani Silva de Almeida. Cada jovem ainda  foi premiado com um kit de material escolar e uma camiseta da Escola do Legislativo da Câmara.

          O mandado dos 19 vereadores mirins é de um ano, contado a partir da data de posse. Em 2025, houve um recorde de adesão. Ao todo, são nove escolas parceiras do projeto: Instituto Alere, Colégios COC, Dom Ferraz Solar e Objetivo; Escolas Municipais Emílio Ábdon Póvoa e Manoel Monteiro e Escolas Estaduais Dr. Humberto Sanches, Professor Antônio Magalhães Alves e Professor Mário Junqueira Ferraz.

          Para garantir a legitimidade representativa característica do Estado Democrático de Direito, cada instituição organizou uma eleição para a escolha de dois vereadores mirins. Por ser o estabelecimento de ensino com o maior número de alunos matriculados, a Escola Dr. Humberto Sanches pôde enviar o nome de três jovens, já que a resolução de criação da Câmara Mirim prevê que haja um número ímpar de votantes nas sessões.

Conheça o projeto

          A iniciativa foi implementada em 2022 e, desde então, os participantes têm sido atuantes, colaborando para a sua popularização. Um exemplo foi a aprovação do projeto 3162/22 pela Câmara de São Lourenço. O texto determina que as escolas públicas municipais disponibilizem armários destinados à guarda dos materiais de estudo dos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais. (6º a 9º ano). A medida agora é lei na cidade e foi proposta após um pedido dos vereadores mirins.

          Após uma seleção, o projeto “Câmara Mirim” levou o nome de São Lourenço ao maior evento parlamentar da América Latina. Em dezembro, no Rio de Janeiro, a iniciativa foi apresentada para todo o país durante o Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo, na 27ª Conferência Nacional da Unale.

Crédito fotos: Eduardo Souza/PMSL