Início Notícias 25 anos do Viva São Lourenço Viva é comemorado na Câmara

25 anos do Viva São Lourenço Viva é comemorado na Câmara

A Câmara Municipal promoveu nesta semana o evento de celebração dos 25 anos do Movimento Viva São Lourenço Viva (MVSL). Institucionalizado em 21 de maio de 1999 com a criação da Associação Terra das Águas, o grupo promoveu diversas ações em prol do desenvolvimento do município. Representantes de diversos setores da sociedade estiveram presentes e o Plenário Juscelino Kubitschek atingiu a capacidade máxima de lotação.

O presidente William Rogério de Souza (SOLIDARIEDADE) coordenou a cerimônia. “A Casa Legislativa cumpre a liturgia que lhe é peculiar, homenageando pessoas, registrando datas comemorativas e prestigiando autoridades e instituições que permearam o desenvolvimento político, a inclusão social, educacional e econômica. É o interesse público que sobrepõe a qualquer interesse menor. Nesse sentido, a solenidade reconhecerá o surgimento há 25 anos de uma instituição importante para a nossa cidade.”, afirmou o vereador.

Um dos fundadores é o ex-prefeito José Sacido Barcia Neto, que falou sobre o lançamento da 1ª Carta de Intenções para São Lourenço, produzida pelo movimento e aprovada na Câmara. Era a Agenda 21 local. A criação do CODEMA (Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiental) e do FEIOS (Fundo Especial de Investimento para Obras de Saneamento) e a chegada do Corpo de Bombeiros foram alguns resultados obtidos. O MVSL também contribuiu para a implantação do “Trem das Águas”.

No ano de 2000, quando São Lourenço foi fortemente atingido por enchentes, o MVSLV se uniu para a rápida recuperação do município e auxílios aos atingidos. José Neto relata que o movimento teve várias de frentes. No turismo, atuou na delimitação e regulamentação do aeroporto; construção e manutenção da Ilha Antônio Dutra; iluminação de prédios de referência; propagandas na televisão e rodovias; criação da Associação do Turismo do Sul de Minas. No meio ambiente, além do já citado, contribuiu na fundação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde. Na área social, auxiliou o Educandário Santa Cecília, creches, o Albergue Municipal e o Canil; ajudou na recuperação de menores infratores por meio de atividades diversas e posterior encaminhamento ao mercado de trabalho.

“São Lourenço de hoje tem a mão de cada membro do Viva São Lourenço Viva” e precisamos reconhecer e valorizar quem faz por nossa cidade” , declarou William. Também estiveram presentes os vereadores Waldinei Alves Ferreira, Marisol Gomes, Rodrigo Martins de Carvalho, Ricardo Luiz Nogueira.

Ainda compareceram o secretário de Governo e Planejamento, Antônio Reis, em nome do prefeito Walter Lessa; o Tenente-Coronel Júlio César, comandante do 57º Batalhão de Polícia Militar; o Delegado Regional Marcel Neves, da Polícia Civil; Sargento Robson Ramiro, do Corpo de Bombeiros; o advogado Adauto Cardoso, representando OAB; o presidente da Sociedade Brasileira de Eubiose, Leonardo Faria Jefferson de Souza; o hoteleiro mais antigo da cidade e ex-vereador, João Carlos Lage; Maria Cecília Lage, da CDL; Maria José dos Santos Mesquita, atual presidente do Movimento Viva São Lourenço Viva; João Gorgulho, ex-presidente do MVSL; 1º Sargento João Paulo de Alcântara, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra; Dr. Wilson Hoffmann, juiz de direito; e Joaquim Dantas de Morais.

Durante o evento, foram homenageados os ex-vereadores Luís Gomes (em memória), Jairo da Farmácia e o engenheiro Hamilton Sebastião da Silveira, mais conhecido como Hamilton Tilápia (em memória), além de José Roberto Ribeiro e sua esposa, Maria Lucília (ambos em memória), pelos relevantes serviços prestado a São Lourenço. Também houve apresentações artísticas da Banda da APAE e do Coral Por Amor.

Mais sobre o Viva São Lourenço Viva

O movimento surgiu a partir dos anos 1980, quando são-lourencianos que se mudaram para estudar retornaram à cidade. Muitos deles se tornaram empresários de diversos ramos, como construção civil e turismo. O MVSLV também agregou quem não nasceu no município, mas estava disposto a unir forças para o seu desenvolvimento.

O MVSLV também teve atuação em outras cidades da região. Contribuiu com a reforma da Cadeia Pública de Aiuruoca, em parceria com a Polícia Civil; auxiliou a APROCAM, com a primeira normatização e sistematização de cafés especiais; construiu o Centro Social da Igreja junto ao padre Fuad Lage, em São Sebastião do Rio Verde.

Após o cumprimento dos objetivos traçados na Agenda 21, o MVSLV iniciou uma nova fase com mulheres assumindo a gestão do “Todos por São Lourenço”. A coleta seletiva e a conscientização ambiental são alguns dos focos atuais.